O QUE É A VERDADEIRA FÉ? DECIDIR A SEGUIR A JESUS
Alguem me perguntou: “O que é a verdadeira fé?” Eu respondi: “Começa no momento em que você decide seguir a Jesus”. Acredito que essa foi a resposta mais adequada naquela situação. No entanto, a fé abrange mais, muito mais. Mas, vamos começar falando sobre decisão.
Quando Jesus chamou seus discípulos, deu-lhes a ordem: “Sigam-me”. Este foi o chamado de Jesus a Simão, André, Tiago e João, que eram pescadores que estavam preparando as rêdes para a pesca. Ele prometeu torná-los pescadores de pessoas (Marcos 1:16-20; Mateus 4:18-22). Jesus encontrou Filipe e disse a mesma coisa: “Siga-me” (João 1:43). Mais tarde, enquanto caminhava, Jesus viu Levi sentado na coletoria de impostos. “Siga-me”, ele disse, e “Levi se levantou-se e o seguiu” (
Essa ideia de vir e seguir Jesus é regularmente descrito no Evangelho de João como “crer nele”. O cego de nascença, a quem Jesus curou, entendeu que crer era um chamado para vir, se tornar discípulo e seguir após ele. Depois que o homem foi expulso da sinagoga, Jesus o encontrou e perguntou: “— Você crê no Filho do Homem? Ele respondeu: — Quem é, Senhor, para que eu creia nele? E Jesus lhe disse: — Você já o tem visto, e é aquele que está falando com você. Então ele afirmou: — Eu creio, Senhor! E o adorou”.(João 9:35-38).
O governador romano Félix é um exemplo clássico de alguém que foi tocado no seu coração, mas adiou uma decisão, para nunca mais tomá-la. Ele não deu um veredicto no caso de Paulo no julgamento: porém, depois o chamou da prisão para ouvi-lo falar sobre a fé em Cirsto: Paulo descorreu “acerca da justiça, do domínio próprio e do juizo vindouro”. Félix teve medo e disse: “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chama-lo de novo” (Atos 24:24-25). A hora conveniente nunca chegou. A falta de tomar um decisão revelou um coração incrédulo.
O chamado de Jesus é para todos. Ele disse: “— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim” Mateus 11:28-30). Este chamado tem duas órdens, 1) “Venham a mim” e 2) “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim”. Tomar o jugo significa ouvir, compreender, submeter-se e obedecer. Isto pode parecer muito dificil; mas Jesus nos anima quando continua: “porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (11:29,30).
Já ouvi muitas pessoas dizerem: “Eu acredito. Estou bem.” No entanto, essas mesmas pessoas nunca tomaram a decisão de seguir a Jesus. Eles nem mesmo deram esse primeiro passo da fé. Ter fé verdadeira é decidir seguir a Jesus. Ter fé verdadeira é reafirmar essa decisão diariamente.
