MINI APRESENTAÇÃO DE JESUS
Esta seção apresenta o esboço de uma apresentação do evangelho. Essa mini apresentação pode ser usada para conversar com pessoas. Elas podem ser amigos, colegas de trabalho ou até mesmo estranhos completos. Ela introduz Jesus Cristo de maneira positiva e resumida. Também leva as pessoas a pensarem nas implicações de se tornar um seguidor de Jesus. Ao fim, você pergunta se a pessoa aceitará um convite para ir à igreja ou permitirá que você faça uma visita para uma explicação maior e para esclarecer dúvidas.
O que se segue é um mini esboço da apresentação do evangelho: Jesus iniciou o seu ministério desta maneira: “O reino de Deus está perto. Arrependa-se e acredite nas boas de novas ” Marcos 1.15)
1. Você gostaria de ir para o céu, certo? (*a)
2. Você sabia que Jesus trouxe o céu para a terra? Ele nos mostrou como será o céu. (*b)
(Aguarde uma resposta e explique brevemente o seguinte)
– Veja seus milagres: No céu não haverá doença, fome, cegueira, tempestade, morte, etc.
– Veja o ensino dele: No céu todos amarão a Deus. Ninguém se rebela contra Deus no céu. E no céu todos amarão ao próximo como a si mesmo. Todos viverão em paz, sem ódio, inveja, traição ou malícia.
– Olhe para Jesus crucificado, ressuscitado dentre os mortos, elevado ao céu. Todos gozarão a vida eterna e abundante.
3. Você se tornará como o deus a quem serve (Salmo 115.8). Ídolos (estátuas) têm bocas que não falam, olhos que não vêm, ouvidos que não ouvem, narizes que não cheiram, mãos que não conseguem sentir, pés que não andam. As pessoas que os fazem e confiam neles serão como eles. O destino deles é o lixo.
Quando servimos aos nossos próprios interesses, somos como imagens feito de metal, madeira ou gesso: não vemos Deus, não o ouvimos, não o vemos, não o procuramos, não corremos para fazer sua vontade. Como imagens, estamos mortos em relação a Deus.
Todos os deuses criados por nós mesmos (paixão, luxúria, dinheiro, poder, fama, família etc.) morrem quando nós morremos. Eles não podem nos dar vida eterna.
4. Se seguirmos a Jesus, nós nos tornamos como ele.
Nós o obedeceremos. Obedecemos a Deus como ele fez.
Buscamos a pureza, como ele foi puro.
Falamos a verdade como ele falou a verdade.
Perdoamos aos outros como ele.
Ajudamos os outros, incluindo os fracos, como ele os ajudou.
E compartilharemos o seu destino: seremos ressuscitados dentre os mortos como ele.
5. Há uma negativa de seguir Jesus. Jesus trouxe o céu à terra, mas o que o mundo fez a Jesus? (aguarde uma resposta). O mundo o odiava e o matou. O mundo foi capaz de destruí-lo? (aguarde uma resposta). Não. Não foi possível porque Jesus ressuscitou dos mortos no terceiro dia, o dia que celebramos como Páscoa.
Se você decidir seguir a Jesus, enfrentará todo tipo de obstáculos. As pessoas vão ridicularizar, rejeitar você. Eles podem expulsá-lo da família. As pessoas não querem que você mude. Mas não se preocupe. Mesmo que alguém o mate, você será ressuscitado como Jesus. Você tem vida eterna e ninguém pode tocar nisso.
6. O que Jesus quer que façamos? Arrependa-se (Marcos 15).
Identifique a coisa terrena que você serve. Faça estas perguntas:
Você aceita a lei de Deus ou, você escolhe aquilo de que mais gosta?
Você ora: “Deus, por favor, me dê isso. Eu preciso tanto disso. Ou ora “Eu me rendo a ti. Ajude-me a fazer o que Tu queres que eu faça?”.
O que você acha que vai te fazer feliz? Isto pode ser o seu deus.
Com o que você se preocupa? Isto pode ser o seu deus.
O que você precisa para se sentir seguro? Isto pode ser o seu deus.
Você evita a luz de Deus? Você não quer ler ou ouvir a Bíblia? Você não entende a Bíblia quando a lê? Você não quer obedecer aos mandamentos de Deus? Você está na escuridão.
Uma vez que a identificar, confesse essa coisa e o domínio que ela tem sobre você. Então a renuncie. Peça a Cristo para que lhe perdoe e liberte. (*c)
Arrepender-se significa: Voltar-se para Deus. Reconheça que Deus é luz. Nele não há trevas (1 João 1.5). Jesus é a luz do mundo (João 8.12). Quem o segue, terá a luz da vida. Quem entra na luz vê o seu pecado e o confessa (1 João 1: 8).
Você está perdoado porque tem um advogado, Jesus Cristo, que é o sacrifício da expiação pelos seus pecados e pelos pecados do mundo (1 João 2.1-2)
- Acredite nas boas novas: (Marcos 1.15; Atos 2.38 e seguintes) Romanos 10.9 afirma: “Se você confessar [declarar] com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’, e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” Diga a outros que você pertence a Jesus. Seja batizado (professe lealdade a Cristo), reúna-se a outros que seguem a Jesus.
A vida cristã é o começo do céu. Estávamos mortos em nossos pecados, mas agora Deus nos levantou com Cristo e nos assentou com ele nos lugares celestiais (Efésios 2: 1,6).
(*a) Palavra “céu” é o que a maioria das pessoas entende como uma existência após a morte, cheia de paz e felicidade, sem nada de ruim. Eu acredito que as pessoas querem uma existência eterna melhor do que elas têm agora.
(*b) Aqui “céu” é sinônimo de “Reino dos céus”. Jesus disse: “O reino de Deus chegou próximo” (Marcos 1.15). Jesus é a personificação de como é o reino perfeito de Deus. A esperança cristã, de acordo com o ensino bíblico, é uma nova criação (2 Pedro 3.13; Revelação 21.1; 3-4). No retorno de Cristo, todos serão julgados (Mateus 25.31-33; 2 Coríntios 5.10). Todos aqueles que pertencem a Cristo desfrutarão de corpos ressuscitados como o corpo dele (Filipenses 3.20-21) e viverão em uma criação que demonstra a natureza da ressurreição (Romanos 8.18-21).
(*c) Os pontos 6 e 7 exigem algum tempo. Nem sempre é fácil para nós, nem para outros, identificar a escravidão, o mal, ou a coisa mundana que nos controla. Provavelmente haverá resistência em reunir-se com irmãos da igreja onde confessemos nossos pecados, recebamos a garantia de perdão e oremos um pelo outro. É nesta comunidade que somos motivados a confiar em Deus e produzir boas ações e amar aos outros como fomos amados por Deus.
