Indicadores de Interesse

ESPOSIÇÃO DO ESBOÇO DA APRESENTAÇÃO

Esta é uma versão ampliada da apresentação do evangelho, as boas novas de Jesus.

            É muito longo para falar com alguém em uma sessão. Destina-se a informar a mente do cristão que está compartilhando com uma pessoa interessada em se tornar um seguidor de Cristo. Ao passar tempo com uma pessoa, você pode discernir que ensino é mais relevante às circunstancias do indivíduo.

A. INDICADORES DE INTERESSE

Logo após apresentar Cristo de uma maneira sucinta e resumida, e depois de ter observado um interesse inicial em seguir a Cristo, convém incentivá-las a ler um dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas ou João) por si mesmas. Estes foram os apóstolos e irmãos que apresentaram Jesus à sua audiência no primeiro século. Escrevi um estudo bíblico autodidático sobre o Evangelho de Lucas, destinado a acompanhar a leitura do Evangelho versículo por versículo, do capítulo um ao capítulo vinte e quatro. Os Atos dos Apóstolos, juntamente com a leitura de uma das epístolas de Paulo, como Efésios, são uma boa introdução à nova vida que é vivida na igreja, a família de Deus, que vive a vida celestial neste mundo. Também preparei estudos autodidáticos para ajudar na leitura desses livros.

Um dos melhores indicadores que Deus está trabalhando na vida de uma pessoa é que ela está lendo as escrituras para encontrar orientação para sua vida. Isso não é facilmente acompanhado. No entanto, quando alguém tem uma Bíblia e um livreto de um estudo autodidático, você pode perguntar: “Como você está indo com a leitura? Tem alguma pergunta?” Quando uma pessoa conclui a leitura de Lucas, por exemplo, e entrega o estudo com as perguntas respondidas, você pode verificar se há erros nas respostas. Isso ajuda você a entender se ela esta está compreendendo ou não. Frequentemente, uma pessoa responde a uma pergunta, não pelo que lê, mas pelo que ela mesma pensa. Erros são uma oportunidade de estudar mais profundamente essa parte das Escrituras, a fim de esclarecer seu significado. É também uma oportunidade de motivar o leitor a não desistir. Estamos todos em uma jornada de entendimento e obediência. Nós nunca devemos desistir.

Esses estudos (cursos) autodidáticos estão publicados em outra parte do site, blessedpoor.net. Eles estão disponíveis a todos, que podem utilizá-los enquanto está discipulando a outros.

Outro indicador de que o Espírito de Deus está operando na vida de uma pessoa é a frequência dominicalmente ao culto e a criação de laços de amizade com outros irmãos da igreja. Embora tenhamos apresentado a pessoa a Cristo, devemos também apresentá-la a outros membros da igreja, que é o Corpo de Cristo. Não devo pensar que sou o único responsável por suprir tudo o que uma pessoa necessita de Cristo. Cristo forneceu muitos dons e talentos na família para ajudar todos nós a amadurecermos. Veja Efésios 4: 10-16 e 1 Coríntios 12. Eu em mim não tenho todo a plenitude da graça de Deus. Outros tem dons que faltam em mim e que estão disponíveis para auxiliar a pessoa que estou guiando para Cristo.

            Tendo dito isso, continuamos com uma explicação mais detalhada da apresentação do evangelho. A primeira seção principal é: Tornamo-nos como o deus auto criado (ídolo) que servimos, que nos conduz à morte; ou nós nos tornamos como Cristo, a quem seguimos e compartilhamos na vida eterna.   

            Assim, com estas palavras, apresentamos a primeira seção da apresentação do evangelho: Tornamo-nos como o deus que nós mesmos fazemos (ídolo) e que servimos, que é a morte; ou nós nos tornamos como Cristo, a quem seguimos, com o resultado que participamos na sua vida, a vida eterna.

B. GOSTARIA DE IR PARA O CÉU?

Podemos iniciar nossa conversa com a pergunta: “Você gostaria de ir para o céu quando morrer?” Até agora não encontrei alguém que não queira ir para o céu, para viver em felicidade eterna. Todos desejam um estado de existência sem sofrimento,

morte, separação, injustiça, ou violência. Eles querem paz, prosperidade, segurança e amizade. As pessoas anseiam por amor, justiça, respeito, cura e senso de valor. Eclesiastes 3.11 diz que Deus “estabeleceu a eternidade no coração humano; todavia, ninguém pode entender o que Deus fez do começo ao fim.” Uma parte essencial de ser humano é conhecer a Deus e discernir os seus propósitos; e, queremos estar com ele para sempre. Paulo dirigiu a mente dos filósofos pagãos em Atenas, ao Criador de tudo, que “dá vida a todos, o fôlego e tudo mais” (Atos 17.25). Ele continuou: “Deus fez isso para que eles [os habitantes do mundo] o procurassem e talvez o alcançassem e o encontrassem, embora ele não esteja longe de nenhum de nós. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos” (Atos 17.27-28). Criados à sua imagem e semelhança (Gênesis 1.27), desejamos sua aceitação e vida com ele para sempre.