Fe – A Convicção do Deus Invisivel

Uncategorized

A FÉ – É CONVICÇÃO DO DEUS INVISIVEL

04 março de 2022

 

Fé é confiança e certeza do invisível e do futuro (Hebreus 11:1). É a certeza de coisas fora de nossa experiência presente. A fé vai além do que podemos conhecer por observação ou ciência. No entanto, não inventamos a realidade pela fé. O que é real, mesmo que invisível, já existe independente de nós.

Não estávamos vivendo quando o universo foi criado, mas nossa experiência do mundo nos diz que existe um Criador. “Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis” (Hebreus 11:3).  Davi olhou para o céu e escreveu: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmos 19:1).  Ele nunca viu as mãos de Deus, mas viu o resultado de seu poder e inteligência invisíveis. O apóstolo Paulo escreveu: “Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez” (Romanos 1:20).

Os cientistas descobriram e mapearam mais de três bilhões de pares de dupla hélice no genoma humano. Esse conhecimento permitiu que os laboratórios de medicamentos desenvolvessem vacinas contra a COVID em menos de um ano! Embora que ele não soubesse nada sobre o genoma humano, Davi louvou a Deus pela forma como ele foi formado: “Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste” (Salmos 139:14). Isso, somado às descobertas da imensidão do universo, nos leva a compreender a natureza infinita da inteligência do Criador.

Observando a natureza humana, concluímos ainda que Deus é um ser moral. Distinguimos entre o que é certo e errado; então, se a criatura conhece a diferença entre o que é certo ou errado, seu Criador deve ser o padrão moral perfeito de sua criatura. Telescópios poderosos veem galáxias a milhões e bilhões de anos-luz de distância. A fé conclui que Aquele que fez o universo é muito maior do que qualquer coisa que possamos ver ou explicar.

Enquanto as ciências revelam a complexidade e a imensidão da criação, é a fé que louva o Deus pessoal, amoroso e todo-poderoso que a fez. Alguns astrofísicos estão fazendo suposições sobre a existência de universos alternativos que poderiam ser gerados a partir de “uma eterna singularidade matemática”, que eles dizem que deve ter existido antes da explosão do big bang. Criados à imagem de Deus, as pessoas anseiam por conhecer sua origem. Esta origem pode ser o Deus da fé, onisciente, onipotente, presente e eterno em toda parte; ou pode ser reduzido a “uma eterna singularidade matemática”, um deus criado em um coração incrédulo.

Aqueles que reduzem Deus a uma fórmula matemática que gera universos, na verdade removeram Deus de nós, deixando-nos criar uma religião ou um código moral formado de acordo com nossos próprios desejos. Paulo escreveu que aqueles que criam seus próprios deuses suprimem a verdade por sua maldade (Romanos 1:18). Removendo o Deus Criador de envolvimento em nossas vidas e sociedade nos permite rejeitar as partes da lei moral de Deus que não gostamos e, como resultado, tentamos impor aos outros aquela parte da lei que aceitamos.

Nos primeiros capítulos da Bíblia, vemos vestígios da antiga cosmologia reinante nas sociedades daquela época. Os antigos viram o mundo ao seu redor e sentiram as forças da natureza; e então, lhes deram poderes sobrenaturais. Eles adoravam o sol, a lua, as estrelas, as árvores, os animais e a tempestade. Utilizando os conceitos da cosmologia antiga, a  Bíblia corrigiu essa idolatria ignorante. Diz que Deus criou todas as coisas por sua palavra poderosa (Gênesis 1:1ss). E então Deus ordenou a Adão e Eva que cuidassem do jardim e se abstivessem de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:15-17).

A Bíblia faz o mesmo por nós hoje. Porque Deus é o Criador, não temos que temer a ciência e a tecnologia. Não temos nada a temer do Big Bang, de ossos de dinossauros, nem de vulcões em erupção por causa do movimento de placas geológicas ou massas de terra. O que não devemos fazer é deificar as forças da natureza tornando-as eternas. Não temos o direito de remover o Criador porque podemos explicar as forças da natureza através de nossa ciência e tecnologia. Nosso entendimento não deve remover Deus, mas deve nos levar a humildemente nos curvar a cabeça e adorar ao nosso Criador. Pela fé conhecemos, adoramos e obedecemos a este Criador invisível, todo-poderoso e eterno.

1 thought on “Fe – A Convicção do Deus Invisivel

  1. A FÉ EXPRESSA NOSSA RESPOSTA HUMANA AO DEUS AMOROSO ,SABIO , E PODEROSO. A CIÊNCIA NÃO ANIQUILA A FÉ . GRANDE É O SENHOR DEUS !

Comments are closed.